
Livros disponíveis na Uiclap
Você compra pelo site da Uiclap e os livros chegam no seu endereço
.png)
Professor como Potencialidade
Professor como potencialidade e escola como possibilidade mostra os potenciais de empoderamento da vida. Nessa direção, o livro destaca-se como uma contribuição importante ao focar, entre outros aspectos, na valorização dos profissionais da educação, nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, no sentido da educação sustentada em valores humanos, na urgência da aprendizagem da compreensão humana e da formação de espíritos altruístas e solidários. As narrativas de histórias vivenciadas pelo autor em contextos e tempos diferenciados com professores e outros sujeitos dos processos educativos reforçam as vias apresentadas para a construção de projetos de mundo, de sociedade e de cidadania felizes.

Proposta Metodológica
O livro trata de proposta didático-pedagógica construída na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e, com isso, na problematização da realidade. Apresenta o desenho-caminho metodológico que contribuirá na atuação de educadores em vista da formação da consciência socioambiental-cidadã. A partir dos objetivos e pressupostos fundamentais da concepção metodológicas apresentada, os capítulos do livro estão organizados segundo as diferentes etapas do Nosso Projeto-Mundo. Trata-se de um material potencialmente inovador que servirá de base para as práticas educativas na Educação Formal e Não-Formal. Uma proposta de formação-ação transformadora.
.png)
Série Planos de Aprendizagem
A Série Planos de Aprendizagem – Conexão Educação Infantil e Educação Ambiental objetiva, político-pedagogicamente, contribuir com Educadores e Educadoras que atuam no contexto da Educação Infantil, na organização dos planejamentos e dos processos de aprendizagem (experiências educativas), em vista da formação socioambiental-cidadã das crianças. Neste volume, apresento a perspectiva na qual está construído o entendimento de aprendizagens focais, estabelecendo-se as conexões EI-EA. Na sequência, trato do campo de experiências em foco e proponho um mapa de aprendizagens desejadas. Essa construção propositada segue um percurso entrelaçado que afunila na proposta do plano de aprendizagem – um exemplo de planejamento com base no mapeamento realizado. Esse material didático-pedagógico de orientação docente, é finalizado com o que chamo de teia de conceitos referenciais aos planos de aprendizagem – um conjunto de conceitos correlatos que emergiram do mapeamento das aprendizagens desejadas a partir da análise do campo de experiências Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
.png)
Educação Geográfica
Uma importante publicação, na área do ensino de Geografia, para pesquisadores, licenciandos e pós-graduandos, assim como para os professores da Educação Básica. O livro apresenta uma discussão articuladora dos fundamentos geográficos, a partir dos aportes teóricos de Milton Santos, do pensamento complexo de Edgar Morin e da concepção de consciência crítica segundo Paulo Freire, abrindo espaços para uma orientação epistêmica inovadora das práticas de ensinar e aprender Geografia, com o objetivo central de contribuir para a formação de cidadãos críticos participativos. São discutidos conceitos fundamentais tanto do campo da Geografia, como pedagógico-didáticos em conotação filosófica e psicossocial, tais como consciência, totalidade, tempo-espaço, dialogia, mobilização etc. Esse contexto de análises relacionais dá suporte a proposições metodológicas para o ensinar e o aprender Geografia na Educação Básica. Tanto no conteúdo, quanto na forma, o livro problematiza e sustenta a formação da consciência espacial-cidadã na escola hodierna.
.png)
Gotas Esperançadas
Há uma multiplicidade de modos de ver a vida, os acontecimentos, as perguntas abertas no tempo. Entre elas, estão as poesias, os poemas, essa arte de colocar em estado de suspensão, em movimento conexo ininterrupto o existir cotidiano. Lugares, pessoas, encontros, dúvidas, incertezas, esperas e tempos diversos configuram uma teia de elementos apresentados em cada escrita, cada palavra lançada no que o autor chama de gotas esperançadas – uma crença absurda nos potenciais humanos, na construção de outros mundos, outras vias possíveis de aprender a aprender a ser, a estar, a senti, a viver. Gotas Esperançadas é um livro fagulha no tempo-espaço atual. Um pensar necessário.
.png)
Multiculturalismo e Educação das Crianças
O texto aponta uma perspectiva político-educativa importante às orientações de experiências educativas com crianças. Pode ajudar Educadores e Gestores a construir processos pedagógico-didáticos sustentados na compreensão dos potenciais da Pedagogia da Linguagem e, em diálogo com ela, da perspectiva multicultural de educação das crianças no contexto da Educação Infantil. Nesse livro, três eixos se articulam: Multiculturalismo, Educação Infantil e Educação Ambiental – fundamentais à sustentação dos processos pedagógico-didáticos que orientam as múltiplas formas de aprender das crianças. Leia atentamente esse belo resumo e venha adquirir essa belezura em nossa loja.
.png)
Carregador de Pedras
O personagem principal dessa aventura humana, ao percorrer caminhos que o fazem pensar e refletir sobre a vida, redescobre o sentido da própria existência, da convivência e do valor de cada pessoa nos diferentes tempos e espaços vitais. A obra, ao tratar da Esperança como um valor humano, foca de modo singular, o poder da transformação pessoal. Para Educadores, o sentido de uma Escola Feliz – o currículo da Vida. Para quem busca refletir sobre si mesmo, o significado do encontro, da presença e do compartilhamento dos modos de ser-no-mundo.
Uma crônica repleta de outras crônicas. Narrativas que se cruzam ao longo da trajetória percorrida pelo principal personagem desta obra, o Carregador de Pedras. Desvende os motivos que levam uma pessoa a carregar, nos seus trajetos de vida, algumas pedras.
.png)
Sonho de Eros
O diálogo entre Eros e Spes, sua amiga, é inspirador. Motiva e move forças internas pelas perguntas que são colocadas ao longo do caminho percorrido, numa certa manhã. As perguntas nos levam a pensar a vida, as pessoas, projetos e mundo. O interessante nesse texto, é que nos sentimos na caminhada nos fazemos presentes na caminhada junto a Eros e Spes para seguir, com eles, em direção ao lugar das possibilidades. Interessante, criativo e iluminador.